O que é Naturologia

Padrão

*por Instituto Alma Consciente

A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida. – I Fórum Conceitual de Naturologia.

Conceito:Imagem

A Naturologia é a ciência que estuda métodos naturais antigos, tradicionais e modernos de cuidado com o ser humano, tendo como objetivo a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde. Sua função é complementar o atendimento médico, psicoterapêutico, fisioterapêutico, as práticas de bem-estar, as atividades físicas e todo e qualquer tratamento realizado por outro profissional da saúde.

Reconhecimento:

Algumas técnicas utilizadas na profissão são reconhecidas pelo Ministério da Saúde como complementares a tratamentos convencionais e foram, inclusive, incorporadas ao Sistema Único de Saúde, garantindo acesso também às pessoas de baixa renda.

O primeiro curso de Naturologia formatado dentro de um campus universitário teve início no ano 2000.

Atualmente, a grade curricular do naturólogo compreende, além das práticas naturais, disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Neurofisiologia, Gerontologia, Farmacologia, Primeiros Socorros, Nutrição, Psicopatologia, Psicologia, Física Quântica, Sociologia e Antropologia, entre outras que constituem a base para um bom entendimento, relacionamento e um eficaz tratamento do ser humano.

Atualmente, no dia 23 de março, comemora-se o Dia do Naturólogo.

Método:

Destaca-se como ciência da área da Saúde que trabalha focada no equilíbrio do ser humano com o meio em que vive, na promoção do bem-estar e na qualidade de vida de forma integral. Ou seja, considera e trata os aspectos físicos, psíquicos e emocionais do indivíduo, atuando através da estimulação e do suporte à inerente energia do corpo.

O naturólogo atua na identificação dos desequilíbrios de cada individuo, a cada momento, com o intuito de descobrir as causas do problema e não apenas suas manifestações.

Em seguida, seleciona os métodos e terapias complementares mais adequados a cada situação, sempre resguardando a livre escolha e a integridade física e psíquica dos pacientes, familiares e amigos envolvidos.

O profissional ainda interage com as equipes multidisciplinares da Saúde.

A Naturologia não é mística ou esotérica, uma vez que as técnicas ensinadas na universidade possuem comprovações físicas, científicas e de eficácia, obtidas ao longo dos anos.

Essa ciência trabalha com três pilares de medicinas milenares: Chinesa, Indiana e Xamânica, agregadas aos conhecimentos científicos e atuais.

Por isso, seu diagnóstico é baseado em técnicas orientais, como a pulsologia, a análise da língua e dos pés, entre tantas outras, que permitem conhecer o estado geral de saúde da pessoa.

Vale ressaltar que esse trabalho não substitui o diagnóstico médico.

Diferencial:

A visão integral do naturólogo permite que ele aplique, dentro de suas especialidades, as mesmas técnicas executadas por outros profissionais, de uma maneira mais profunda e até mesmo mais eficaz, pois seu foco vai além do processo mecânico e físico e abrange todos os aspectos do indivíduo. Por isso, a anamnese realizada pelo naturólogo engloba mais aspectos que as de outros profissionais de saúde e permite uma avaliação mais ampla e, ao mesmo tempo, mais pessoal.

O naturólogo ainda atua para evitar a necessidade de administração de medicamentos alopáticos e contribui para que o tempo de recuperação seja reduzido.

Além disso, o investimento na manutenção da saúde e prevenção de doenças gera economia ao sistema de saúde pública, pois reduz os tratamentos de emergência e a necessidade de cirurgias e internações.

Técnicas:

Entre as atividades realizadas pelo profissional de Naturologia, estão: Massoterapia, Cromoterapia, ImagemHidroterapia, Fitoterapia, Florais, Arteterapia, Musicoterapia, Geoterapia, Aromaterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, Iridologia, Reflexologia, Yoga e técnicas energéticas.

Benefícios:

Melhor funcionamento do intestino, do processo digestório e dos sistemas circulatório, respiratório e nervoso;
Prevenção e tratamento de lesões, doenças autoimunes, dores nas costas, bursites e tendinites;
Relaxamento muscular e aumento da flexibilidade;
Alívio de enxaqueca e hipertensão;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Auxílio no controle do peso;
Regulação da menstruação;
Alívio da ansiedade;
Melhoria da qualidade do sono;
Equilíbrio emocional;
Redução da sobrecarga mental e alívio do estresse;
Aumento da disposição física;
Aquisição de autoconhecimento;
Auxílio na superação de medos e limites;
Melhoria do humor.

Os benefícios obtidos através da Naturologia serão relativos e variáveis de acordo com a técnica aplicada pelo naturólogo.

Indicação:

Qualquer pessoa pode se tratar por meio das terapias naturais, incluindo crianças, jovens, gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais.

O tratamento pode ser realizado ainda que os sintomas não tenham se instalado no corpo físico dos indivíduos, mas estejam latentes em forma de conflitos emocionais ou pensamentos persistentes.

Os profissionais da Naturologia ainda podem ser procurados para a manutenção da saúde e para fins estéticos.

Também é função desse profissional dar suporte aos familiares e amigos de pessoas hospitalizadas e auxiliar os doentes a conviver e aceitar suas condições da melhor maneira possível.

Cabe ainda ao naturólogo tratar os demais profissionais da área da Saúde, reduzindo sua carga de estresse e desgastes físicos gerados pelos seus ofícios.

Locais de atuação:
Consultórios particulares;
Instituições hospitalares (pronto atendimento, enfermaria, UTI e demais áreas);
Casas de repouso;
Academias e clubes;
Instituições educacionais ou de pesquisa;
Empresas públicas ou privadas, com ênfase no bem-estar de seus colaboradores;
Clinicas;
Spas;
Escolas;
Atendimentos individuais e em grupo.

»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s