Arte Integrativa – O Espelho da Alma

Padrão

Arte Integrativa

* Por Luciana Prado

História:

A arte está em tudo; em tudo o que vemos, tocamos e fazemos.

São técnicas milenares e que sempre estiveram presentes na vida do homem.

O homem das cavernas através da pintura rupestre conseguiu expressar o seu meio ambiente, seu cotidiano, seus sentimentos e os fatos marcantes de sua vida.

A antiga arquitetura, tão presente no Egito, Europa, Oriente e alguns países das Américas como o México, é uma maneira de expressão da cultura da época e de tudo o que acontecia nessas civilizações; os anseios, os medos, as expectativas, as repressões, dificuldades, dores, alegrias…

ImagemE as lindas artes como o Kung fu, o Tai Chi, o Qi Gong, a Yoga e a Dança unindo o físico, o energético, o emocional, o mental e o cognitivo, buscando o equilíbrio do ser como um todo, buscando o equilíbrio do ser com o meio em que está inserido e com aqueles que estão ao seu redor, descobrindo o verdadeiro respeito e a confiança no outro, apoiando e sendo apoiado pelo outro, também são parte da linda arte chamada Arte Integrativa.

Por quem pode ser aplicada?

Hoje a Arte Integrativa é utilizada por diversos profissionais como Professores, Psicólogos, Naturólogos, Terapeutas Antroposóficos, Musicoterapeutas e demais profissionais que tenham a devida formação e saibam como conduzir de forma correta o trabalho.

Como atua a terapia?

Como muito bem observado por Freud, conseguimos censurar mais as palavras, pois elas carregam significados conscientes para as pessoas, portanto ¨medimos¨ e censuramos o que vamos dizer na maior parte das vezes, com exceção apenas aos atos falhos; mas os símbolos conseguem escapar dessa censura mais facilmente, sendo portanto mais fácil acessar aquilo que reprimimos através dos símbolos, cores e formas.

A Arte Integrativa traz o indivíduo para o presente, para o aqui e o agora, ao mesmo tempo que consegue resgatar fatos do passado e trazer a tona aquilo que ocultamos em nosso consciente, subconsciente e inconsciente e que são interpretados de acordo com a simbologia que envolvem. Vale ressaltar que nenhum símbolo, cor ou objeto é taxativo, isso é isso e ponto final; de forma alguma; a Arte Integrativa interpreta as cores, símbolos, objetos, palavras… de acordo com o significado de cada um deles para aquele individuo específico, para  o que isso representa no mundo deste individuo.

Um desenho, uma pintura, uma modelagem, podem muitas vezes trazer mais informações que uma sessão inteira de terapia, pois as cores, formas, traços, tudo pode indicar alguma coisa, e podemos expressar através destes, coisas que ainda não conseguimos expressar com palavras.

A Arte Integrativa tem a capacidade de trabalhar o mental, o cognitivo e o emocional, o físico e o energético ao mesmo tempo, acessando os sentimentos mais profundos e trazendo calma, tranquilidade, relaxamento, concentração, foco, expressão dos sentimentos e conforto.

Quem pode usufruir da terapia?

É uma terapia que pode ser aplicada a pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas a idosos, não há contraindicação.

É necessário ser um artista?

Não observamos se os traços estão bem desenhados ou tortos ou se a pessoa é um artista, porque tudo é arte e cada objeto, cada detalhe é importante para o terapeuta que a interpreta.

O simples fato de se expressar, seja em desenho, mandalas, pinturas, argila, massinha, ou qualquer outra forma de arte, já é por si só uma terapia, pois consegue exteriorizar aquilo que muitas vezes não conseguimos trabalhar ou que necessitamos concretizar um pouco mais, ou que simplesmente necessitamos deixar fluir, deixar sair do nosso interior.

Depois de pronto, como isso é utilizado em forma de terapia?

Um terapeuta especializado em Arte Integrativa pode utilizar estas ferramentas como grandes aliadas no tratamento, tanto na anamnese, como avaliação do progresso da terapia e como terapia em si.

ImagemArte Integrativa e a Criança/ Criança Interior:

A Arte Integrativa também é uma das ferramentas de entrar em contato com a sua criança, que muitas vezes foi deixada de lado, ou que teve que crescer rápido demais, ou que necessita de alguns cuidados, pois sofreu traumas, se sentia sozinha, ou porque precisa de um pouco de colo.

As gerações anteriores não recebiam muito afeto, muito abraço, colo, isso não era parte da nossa cultura, e hoje, as crianças também não recebem tanto carinho, não por parte da cultura, mas pela correria do dia a dia, que faz com que as crianças fiquem cada vez mais nas escolas e com as babás, pois os pais precisam trabalhar para dar o melhor aos seus filhos. E as escolas estimulam bastante o nível mental e até mesmo o físico, mas a grande maioria esquece dos aspectos energéticos e emocionais das nossas crianças, não podendo assim haver um equilíbrio verdadeiro. Nossas crianças já crescem desequilibradas.

A arte integrativa pode, portanto resgatar essa criança do passado, cuidar dessa criança, descobrir do que ela precisa para que através de outras ferramentas, essa criança possa ser curada, e cuidar dessas nossas crianças de hoje, para que cresçam mais equilibradas e mais estruturadas.

Arte Integrativa e as diferentes etapas da vida:

A Arte Integrativa pode ajudar nossos adolescentes que estão passando por uma fase onde existem tantos conflitos e que muitas vezes os pais ou responsáveis não conseguem entender ou perceber quais conflitos são esses e como ajuda-los, ou os nossos jovens, que precisam descobrir sua carreira, sua ¨profissão para o resto da vida¨, que estão sofrendo com a pressão do vestibular, da família e da sociedade; ou os nossos adultos, que muitas vezes tomaram caminhos que deixaram marcas tão profundas que impedem que estes deem um passo a diante, ou que não sabe qual caminho tomar, que querem mudar de caminho, que estão confusos e precisam clarear um pouco a mente, e pros nossos idosos, que muitas vezes são deixados de lado, considerados como um peso, ou não recebem a devida atenção daqueles que amam e que através da arte, conseguem se expressar, tirar aquele opressão no peito, aqueles suspiros profundos, dificuldade de respirar, conseguem ter ideias mais claras,  ter mais consciência na vida e curar feridas do passado.

A Arte Integrativa auxilia a conectar e equilibrar os corpos físico, cognitivo, emocional e energético e pode ser trabalhada de maneira individual ou em grupo, podendo, portanto trazer aspectos individuais ou trabalhar a relação com o outro, a relação entre os indivíduos, o respeito ao outro e o crescimento em conjunto.

A arte é o espelho da nossa alma.

Dica de livro:

O MUNDO SECRETO DOS DESENHOS – UMA ABORDAGEM JUNGUIANA DA CURA PELA ARTE: ¨Desenhos espontâneos são uma das ferramentas mais eficazes e acessíveis à disposição do analista. GREGG M. Furth

JUNG E O TARO – UMA JORNADA ARQUETIPICA: ¨Aluna de Jung no Instituto de Zurique, a autora analisa as cartas do Tarô de Marselha como uma representação das diferentes etapas da Jornada do indivíduo e sua relação com os arquétipos e o inscosciente coletivo.¨ NICHOLS, SALLIE

Dica de Filme:

O SEGREDO DOS CINCO FURIOSOS

Sobre institutoalmaconsciente

O Instituto Alma Consciente oferece total infra estrutura e profissionais certificados internacionalmente. Tudo isso para proporcionar um excelente atendimento. Oferecemos várias técnicas e terapias como Acupuntura, Massoterapia, Drenagem Linfática e muito mais, entre em nosso site e saiba mais sobre o Instituto! http://www.institutoalmaconsciente.com/ https://www.facebook.com/InstitutoAlmaConsciente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s