Bamboo Massage

Padrão

A Bamboo Massage pode ser utilizada para fins terapêuticos e estéticos, o que vai variar é a pressão e velocidade no momento da aplicação da técnica

 

Bamboo MassageHistória:

Os chineses já utilizavam há milhares de anos na medicina tradicional chinesa, pedaços de bambu em forma de jarros e ventosas para conquistar e manter a saúde.

O bambu representa para os chineses, força, beleza, leveza e flexibilidade.

A massagem com bambus foi desenvolvida na França por um fisioterapeuta chamado Gill Amsallem em 2003 e foi difundida em vários países. No Brasil ela ficou mais conhecida nos anos de 2009 e 2010.

O que é:

Bamboo Massage, Massagem com bambu ou Bambuterapia é uma massagem que utiliza como instrumento principal bambus de diferentes tamanhos e diâmetros, que se adaptam às formas do corpo de quem recebe a massagem, se tornando prolongamentos das mãos do massoterapeuta. Os bambus permitem alcançar uma parte maior do corpo ao mesmo tempo e com a mesma pressão e intensidade, proporcionando novas sensações para quem recebe a massagem.

Com o corpo do bambu o massoterapeuta trabalha as diversas partes do corpo do paciente e com as pontas, consegue trabalhar áreas reflexas das mãos, pés, face e contraturas musculares na região torácica.

Massagem com bambuÉ uma técnica muito eficiente, sendo utilizada tanto para reduzir medidas, quanto para relaxar.

Os bambus podem ser aquecidos ou utilizados em temperatura ambiente.

Finalidade:

A massagem com bambus pode ser utilizada para fins terapêuticos e estéticos, o que vai variar é a pressão e a velocidade no momento da aplicação da técnica.

Quando aplicada com pouca pressão, superficialmente e em direção centrípeta, ou seja, em direção ao centro, partindo das extremidades em direção ao tórax, tem a função de drenar a linfa acumulada no meio extra celular e direcioná-la ao interior dos capilares linfáticos, atuando como uma drenagem linfática bastante eficaz.

Quando aplicada com mais pressão e um pouco mais rapidamente, respeitando a direção das fibras e dos grupos musculares,  desfazendo contraturas, eliminando o ácido linfático e relaxando as fibras musculares, atua como uma massagem extremamente relaxante e revigorante.

BAMBUTERAPIASe aplicada com maior pressão e velocidade, será uma massagem modeladora, onde o massoterapeuta buscará os focos de acúmulo de gordura e irá trabalha-los com o intuito de modelar o corpo do seu paciente.

Vale ressaltar que a massagem não é capaz de quebrar a gordura e eliminá-la, apenas modela um pouco mais o corpo, auxilia na eliminação das toxinas e favorece a  circulação sanguínea como todas as outras massagens.

O ideal é a sinergia da bamboo massage modeladora com um gel específico que diminui a temperatura corporal local, pois como o corpo visa manter a homeostase (equilíbrio), precisará aquecer aquela região e aí sim, o próprio corpo utilizará gradualmente a gordura para aquecê-lo, dessa forma, há diminuição na gordura local e com o auxílio da massagem modeladora, o corpo obterá uma forma desenhada  mais rapidamente. Os resultados para o que chamamos de celulite, flacidez e gordura localizada são excelentes.

É importante ressaltar também que nenhuma massagem substitui uma alimentação balanceada ou faz milagres, elas são fatores que irão colaborar para que o paciente possa obter um corpo mais modelado.

Para o correto deslizamento do bambu e para que não haja atrito prejudicial à pele do paciente, é uma massagem que requer um pouco mais de óleo.

Os massoterapeutas que também são formados em aromaterapia, podem realizar sinergias entre os óleos de massagem e óleos essenciais específicos para cada paciente e seu estado naquele dia (para saber mais sobre aromaterapia acesse:

https://institutoalmaconsciente.wordpress.com/category/menu/aromaterapia-terapias/

Por isso, é fundamental que antes de qualquer terapia, seja feita uma anamnese (avaliação) para que o terapeuta possa ter certeza de qual técnica é de fato adequada a cada paciente e qual a melhor maneira de conduzi-la.

Bambu massagemBenefícios:

Os benefícios são os mesmos das massagens em geral.

Quando o bambu está aquecido, os músculos de relaxam em um nível mais profundo.

Como o massoterapeuta utiliza os bambus, poupa suas mãos, pulsos, braços e ombros, gerando menos estresse ás articulações e menor desgaste ao longo do tempo.

Contra indicações:

Apresenta as mesmas contraindicações que as massagens convencionais como câncer, diabetes não controlada, problemas de pele (no local), trombose, retorno venoso deficitário e gestantes até o 3º  mês (depois do 3º  só com autorização médica e não é aplicada na região da barriga).

Por isso, mais uma vez há a importância de fazer a ficha de anamnese bem feita e de escolher um profissional devidamente qualificado para aplicar a técnica.

Cuidados com o material:

O profissional que aplica a massagem, deve primeiramente ter um curso específico de massagem com bambus.

Além da formação especifica é necessário que o material utilizado seja de boa qualidade. Os bambus devem ser de superfície lisa, regular, dever ser lixados e preparados com fogo (um toque final para não deixar que fique algum resquício da raspagem e que possa ferir o paciente) antes de serem utilizados, devem ser higienizados antes e depois de cada massagem, precisam ser deixados um pouco ao sol de tempos em tempos e tem que haver cuidado no armazenamento dos bambus.

O óleo utilizado deve ser de boa qualidade e deve-se estar atento se é compatível com a pele do paciente; sempre fazer um pequeno teste antes da massagem quando é um novo paciente e verificar a quantidade de óleo, pois a bamboo massage requer um pouco mais de óleo que as outras massagens.

Muito cuidado com a qualidade dos óleos essenciais e principalmente no momento da escolha dos óleos para cada paciente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s