Drenagem Linfática Manual

Padrão

Técnica de massagem manual que auxilia o processo de eliminação das toxinas acumuladas entre as células e tecidos do nosso corpo.

 

História:

O método de drenagem linfática manual surgiu em Paris, em 1932 e foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder que trabalhava junto com sua esposa, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil.

É um método de massagem altamente especializado, portanto, só deve ser realizado por profissionais que conheçam verdadeiramente anatomia e fisiologia do sistema linfático.

A Drenagem Linfática não dói; uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Outro detalhe importante é que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe “Drenagem Linfática Profunda”, isto é propaganda falsa.

Uma Drenagem Linfática bem empregada pode combater um dos maiores inimigos da mulher: a celulite.

O que é:

A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas, relaxantes  e precisas, visando otimizar as funções do sistema linfático que é uma via secundária de acesso, em que líquidos, proteínas e pequenas células são devolvidas ao sistema venoso.

As manobras são realizadas com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo, sempre no sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao corpo, ajudando os líquidos a seguirem o caminho linfático. Além de transportar o líquido intersticial, proteínas e gorduras, a drenagem contribui com o sistema imunológico.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de maneira mais eficiente, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas.

A linfa é um líquido que faz parte de nosso sangue, e é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter água, substâncias orgânicas e inorgânicas, micro-organismos, resíduos e toxinas resultantes do nosso metabolismo.

Esta massagem pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação. Particularmente, utilizo apenas a Drenagem Linfática Manual, pois somente com as mãos, conseguimos respeitar a fisiologia do sistema linfático e a anatomia de cada corpo individualmente, além de proporcionar ao terapeuta, observar presença de nódulos, regiões com maior acúmulo de líquido e dar maior atenção a estas regiões.

A manobra pode ser realizada no corpo todo, quando o intuito e prevenir e tratar quadros simples de retenção de líquido e relaxar, ou apenas na região que necessita tratamento. Trabalhando o corpo todo, ou apenas uma região específica, todo o corpo será beneficiado, uma vez que a estimulação dos gânglios libera o ducto principal.

Como funciona:

De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa.

Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa em direção aos gânglios). Esta prática melhora a circulação sanguínea, eliminando a retenção de líquido e por isso, é recomendada no tratamento de celulite.

A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do acúmulo de líquidos fora das células.

Efeitos:

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos e resíduos metabólicos acumulados entre as células, direcionando-os aos capilares linfáticos, por meio de movimentos específicos, para que sejam filtrados e reintegrados à corrente sanguínea.

Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite  e melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Indicações e Benefícios:

  • Insuficiência cardíaca;
  • Elefantíase;
  • Pós cirúrgico;
  • Perda de tônus da pele;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores nas pernas e sensação de peso em gestantes;
  • Prevenção contra a celulite e aliada no tratamento das estrias;
  • Elimina toxinas evitando a formação de nódulos linfáticos;
  • Elimina o líquido acumulado nos tecidos que causam inchaço e edema;
  • Acelera a recuperação do organismo depois de uma intervenção cirúrgica;
  • Evita fibrose;
  • Atenua as cicatrizes (quando feita após a cirurgia);
  • Melhora o metabolismo;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Aumenta a nutrição e oxigenação tecidual e circulação linfática;
  • Auxilia a minimizar os hematomas.

Regeneração dos Tecidos:

A Drenagem Linfática Manual é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. A massagem estimula o processo imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos, cujo núcleo tem a função de nutrir e regenerar os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites.

Efeito relaxante:

A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação tranquilizante e relaxante. A maioria dos pacientes relata sentir que os seus músculos se relaxam e as suas pálpebras pesam, junto a uma sensação de tranquilidade.

Também é comum sentir vontade de urinar com mais frequência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula o funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina.

Combate a celulite:

Uma dieta rica em sal e gordura; alterações hormonais; problemas circulatórios; processos inflamatórios; roupa apertada; sedentarismo, cigarro, estresse, dentre outros fatores, podem causar retenção de líquido. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, o que acarreta na má oxigenação tecidual, ocasionando a celulite. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido.

Contraindicações:

Praticamente todas as pessoas podem se beneficiar com a Drenagem Linfática, não é necessário  estar com algum problema.

A Drenagem Linfática somente possui contraindicação absoluta em casos de febre; trombose venosa profunda; infecções agudas; abscesso; nódulos não identificados; alterações cardíacas recentes ou descompensadas e quando existe a suspeita ou se está em tratamento de câncer.

Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contraindicações relativas, e o caso deverá ser avaliado durante a anamnese, por isso é tão importante procurar um profissional qualificado.

É muito indicado para gestante. Elas podem receber a massagem a partir do terceiro mês de gestação, apresentando o pedido médico.

Drenagem Linfática é sinônimo de qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos e aumenta a eliminação de toxinas por diurese.

VENHA EXPERIMENTAR!

Fonte:

http://www.drenagemlinfatica.org/

http://www.medibel.com.br/drenagem-linfatica.html

http://www.saudeesportiva.com.br/drenagem-linfatica.php

http://www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm

»

  1. Estou fazendo um curso e lá estão realizando a drenagem com movimentos trápidos e vigorosos como se fosse uma modeladora. Sou formada em estética recentemente, e fico na dúvida se está correto ou não. Na minha visão não está correto.Gostaria de saber algo mais pra ter mais argumentos quando for me colocar diante essas pessoas.

    • Olá Rosana,

      Primeiramente gostaríamos de agradecer o contato e a confiança.

      Quanto a sua pergunta é o seguinte:

      A finalidade da drenagem é coletar os líquidos acumulados entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los se movimentar para que sejam eliminados. Para isso, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, uma vez que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado.

      Os capilares linfáticos estão situados logo abaixo da pele e acima dos músculos, se for realizada pressão superior a 40 Mm Hg, ou seja quando as pontas das unhas começam a ficar brancas, será um estímulo agressivo aos capilares linfáticos, o que fará com que mais líquido seja extravasado para o meio extra celular.

      Não existe drenagem linfática profunda. A Drenagem linfática é um estímulo ao sistema linfático e só existe uma maneira de fazê-lo: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais.

      A Massagem Modeladora é realizada com maior pressão, pois tem como finalidade alcançar a camada de tecido adiposo (gordura) e modelá-la.

      A Drenagem Linfática é uma massagem mais leve com a finalidade de tirar do organismo o excesso de toxinas e líquido acumulados.

      Isso pode ser confirmado através de qualquer atlas de anatomia, onde poderá ver a localização de cada tecido, estrutura do corpo e dos diferentes sistemas.

      Espero que tenhamos conseguido esclarecer sua dúvida.

      Estamos a disposição!

      Tenha um ótimo domingo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s