Aliviar a dor com Acupuntura

Padrão

* Tradução: Luciana S. Prado

A antiga arte da acupuntura tem sido usada na Ásia durante séculos para tratar muitos problemas e aliviar a dor. Ela está agora,  sendo utilizada nos Estados Unidos e outros países ocidentais para aliviar a dor lombar, dor em nervos, mãos e joelhos, herpes zóster, dores de cabeça, fibromialgia e dores menstruais.

A Acupuntura Tradicional Chinesa envolve a inserção de agulhas extremamente finas na pele em específicos “pontos de acupuntura.” Isso pode aliviar a dor,  pois age liberando endorfinas; produtos químicos do corpo que são analgésicos naturais, e por afetar a parte do cérebro que regula a serotonina, um transmissor do cérebro envolvido com humor.

Na acupuntura chinesa, o acupunturista pode virar ou girar as agulhas ligeiramente ou aplicar calor ou estimulação elétrica para aumentar os efeitos. Ele ou ela pode também queimar uma erva terapêutica (artemísia) perto da pele, o que é chamado de moxabustão.

Uma forma japonesa da acupuntura consiste na inserção de agulhas mais superficialmente  que no método da acupuntura chinesa, e as agulhas não são normalmente manipuladas. A acupuntura Coreana, consiste na aplicação de agulhas em pontos apenas nas mãos e nos pés. A Acupressão, diferentemente, não usa agulhas, utiliza pressão profunda, que é geralmente aplicada com os dedos polegares nos pontos de acupuntura.

O acupunturista insere normalmente de 4 a 10 agulhas e as deixa neste lugar de 10 a 30 minutos, enquanto o paciente descansa. Um  tratamento usual inclui 6 a 12 sessões ao longo de um período de três meses.

A acupuntura é geralmente bastante segura, e a taxa de complicação parece ser bastante baixa. Uma revisão de complicações relatadas em revistas médicas descobriu que o problema mais grave foi a inserção acidental de uma agulha no espaço pleural entre os pulmões e a parede torácica. O advento da utilização única e embalagens seladas de agulha tem praticamente eliminado o risco de infecção transmitida pelo sangue, tais como hepatite B e HIV.

A acupuntura realmente funciona para acabar com a dor? A evidência é mista, com alguns estudos mostrando que a acupuntura alivia a dor e outros que mostram que ela não funciona melhor do que a acupuntura placebo. Um dos problemas em decifrar os resultados  é que a maioria dos estudos de acupuntura têm sido pequenos. Encontrar uma comparação adequada, semelhante ao placebo (pílula de açúcar) utilizada em estudos de medicamentos, complica as coisas. É possível também que a acupuntura funcione para algumas pessoas e não outras.

Se você decidir experimentar a acupuntura, procure um acupunturista experiente. Requisitos de licenciamento variam de estado para estado. Em estados sem requisitos de licenciamento, sua melhor aposta é a de encontrar um acupunturista com certificação da Comissão Nacional de Certificação de Acupuntura e Medicina Oriental.

Para mais informações sobre o tratamento de condições comuns de dor e aprender sobre outras soluções mente-corpo, compre “Alívio da dor sem medicamentos ou cirurgia” da  Harvard Medical School.

Fonte:

http://www.health.harvard.edu/healthbeat/relieving-pain-with-acupuncture

Sobre Luciana Sant'Ana Prado

Fundadora e terapeuta do Instituto Alma Consciente. Graduada em instituições internacionais na Espanha, China e Brasil. Atuação na rede de saúde pública e privada através das medicinas Chinesa, Ayurvédica, Botânica e demais terapias naturais tradicionais, contemporâneas e modernas. Experiência em Acupuntura, Massoterapia, Iridologia, Reiki, Aromaterapia, Florais e diversas terapias naturais em crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Voluntária desde 2005 em projetos sociais e formada em diversos cursos livres na área da saúde e terapias energéticas.

»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s