Distúrbios da Nutrição e do Metabolismo – Vitaminas e Minerais (Tabela)

Padrão

Nutriente

Fontes Principais

Importância Principal

Efeitos da Deficiência e Excesso

Necessidade Diária do Adulto

Vitaminas lipossolúveis

Vitamina A (retinol) Como vitamina A: Óleos de fígado de peixe, fígado bovino, gema de ovo, manteiga, creme Como carotenóides (convertidos em vitamina A no intestino): Vegetais folhosos verde escuros, vegetais e frutas amarelos, óleo de palma-vermelha Visão normal, pele e tecidos superficiais saudáveis, defesa contra as infecções. Deficiência: Cegueira noturna; espessamento da pele em torno dos folículos pilosos; ressecamento da esclera e da córnea (progredindo finalmente à protrusão, ulceração e ruptura da córnea com derrame do conteúdo ocular); cegueira; manchas na esclera; risco de infecções e morte Excesso: Cefaléia (dor de cabeça), descamação da pele, aumento do baço e dos rins, espessamento dos ossos e dores articulares 900 microgramas
Vitamina D Como vitamina D2 (ergocalciferol): levedura irradiada, leite enriquecido Como vitamina D3 (colecalciferol): óleos de fígado de peixe, gema de ovo, leite enriquecido. A vitamina D forma-se na pele quando esta é exposta à luz solar (radiação ultravioleta) Absorção de cálcio e fósforo no intestino; crescimento, reparação e mineralização óssea Deficiência: Crescimento e reparação óssea anormais, raquitismo nas crianças, osteomalácia nos adultos, espasmos musculares (ocasionais) Excesso: Inapetência, náusea, vômito, aumento da micção, fraqueza, nervosismo, sede, prurido cutâneo, insuficiência renal, depósitos de cálcio por todo o corpo 10 microgramas
Vitamina E Óleos vegetais, germe de trigo, vegetais folhosos verdes, gema de ovo, margarina, legumes Antioxidante Deficiência: Ruptura dos eritrócitos (glóbulos vermelhos, hemácias), lesões nervosas Excesso: Aumento das necessidades de vitamina K 10 miligramas
Vitamina K Vegetais folhosos verdes, carne de porco, fígado, óleos vegetais. A vitamina K é produzida por bactérias no intestino Formação de fatores de coagulação do sangue, coagulação sangüínea normal Deficiência: Sangramento 65 microgramas

Vitaminas hidrossolúveis

Vitamina B1 (tiamina) Levedura seca, cereais integrais, carne vermelha (especialmente a carne de porco e o fígado), cereais enriquecidos, castanhas e nozes, legumes, batatas Metabolismo dos carboidratos, função dos nervos e do coração Deficiência: Beribéri em crianças e adultos, com insuficiência cardíaca e função anormal de nervos e do cérebro 1,2 miligramas
Vitamina B2 (riboflavina) Leite, queijo, fígado, carne vermelha, ovos, produtos cereais enriquecidos Metabolismo dos carboidratos, membranas mucosas saudáveis Deficiência: Fissuras e descamação dos lábios e cantos da boca, dermatite 1,5 miligramas
Niacina (ácido nicotínico) Levedura seca, fígado, carne vermelha, peixe, legumes, produtos de cereais integrais enriquecidos Reações químicas intracelulares, metabolismo dos carboidratos Deficiência: Pelagra (dermatose, inflamação da língua, disfunção intestinal e cerebral) 16 miligramas
Vitamina B6 (piridoxina) Levedura seca, fígado, carne vermelha, peixe, legumes, produtos de cereais integrais enriquecidos Metabolismo dos aminoácidos e das gorduras, função do sistema nervoso, pele saudável Deficiência: Convulsões em lactentes, anemias, distúrbios nervosos e cutâneos 2 miligramas
Biotina Fígado, rim, gema de ovo, levedura, couveflor, castanhas e nozes, legumes Metabolismo dos carboidratos e dos ácidos graxos Deficiência: Inflamação da pele e dos lábios 60 microgramas
Vitamina B12 (cobalamina) Fígado, carnes vermelhas (especialmente a bovina, a suína e as vísceras), ovos, leite e produtos laticínios Maturação dos eritrócitos, função nervosa, síntese de DNA Deficiência: Anemia perniciosa e outras anemias (em vegetarianos convictos e em pessoas com infestação pela tênia do peixe), alguns distúrbios psiquiátricos, diminuição da acuidade visual 2 microgramas
Ácido fólico Vegetais folhosos verdes frescos, frutas, fígado e outras vísceras animais, levedura seca Maturação dos eritrócitos, síntese do DNA e do RNA Deficiência: Pancitopenia (diminuição da quantidade de todas células sangüíneas), eritrócitos grandes (especialmente em mulheres grávidas, lactentes e indivíduos com distúrbios de má absorção) 200 microgramas
Ácido pantotênico Fígado, levedura, vegetais Metabolismo dos carboidratos e das gorduras Deficiência: Doença neurológica, sensação de queimação nos pés 6 miligramas
Vitamina C Frutas cítricas, tomates, batatas, repolho, pimentas verdes Crescimento dos ossos e tecido conjuntivo, reparação de feridas, funcionamento dos vasos sangüíneos, antioxidante Deficiência: Escorbuto (hemorragia, perda de dentes, inflamação gengival) 60 miligramas

Macrominerais

Sódio Sal, carne vermelha, carne de porco, sardinhas, queijos, azeitonas verdes, pão de milho, batatas fritas, chucrute Equilíbrio ácidobásico, função dos nervos e músculos Deficiência: Concentração baixa de sódio no sangue, confusão mental, coma Excesso: Concentração alta de sódio no sangue, confusão mental, coma 1 grama
Cloreto Igual ao sódio Equilíbrio eletrolítico Deficiência: Distúrbio do equilíbrio ácido-básico 1,5 gramas
Potássio Leite integral e desnatado, bananas, ameixas secas, passas Função dos nervos e músculos, equilíbrios ácidobásico e hídrico Deficiência: Concentração baixa de potássio no sangue, paralisia, distúrbios cardíacos Excesso: Concentração alta de potássio no sangue, paralisia, distúrbios cardíacos 2 gramas
Cálcio Leite e produtos laticínios, carne vermelha, peixe, ovos, produtos de cereais, favas e vagens, frutas, vegetais Formação de ossos e dentes, coagulação sangüínea, função dos nervos e músculos, ritmo cardíaco normal Deficiência: Concentração baixa de cálcio no sangue e espasmos musculares Excesso: Concentração alta de cálcio no sangue, perda do tônus intestinal, insuficiência renal, comportamento anormal (psicose) 1 grama
Fósforo Leite, queijo, carne vermelha, aves, peixes, cereais, castanhas e nozes, legumes Formação de ossos e dentes, equilíbrio ácidobásico, componente dos ácidos nucléicos, produção de energia Deficiência: Irritabilidade, alterações das células sanguíneas, alterações intestinais e renais Excesso: Nos indivíduos com insuficiência renal, concentração alta de potássio no sangue 0,9 grama
Magnésio Vegetais folhosos verdes, castanhas e nozes, grãos de cereais, frutos do mar Formação de ossos e dentes, função dos nervos e músculos, ativação das enzimas Deficiência: Concentração baixa de magnésio no sangue, disfunção dos nervos Excesso: Concentração alta de magnésio no sangue, hipotensão arterial, insuficiência respiratória, arritmias cardíacas (alterações do ritmo cardíaco) 0,3 grama

Microminerais

Ferro Farinha de soja, carne bovina, rins, fígado, favas e vagens, mariscos, pêssegos. No entanto, menos de 20% do ferro da dieta são absorvidos pelo organismo Formação de enzimas, as quais modificam muitas reações químicas no corpo, e dos principais componentes dos eritrócitos e das células musculares1 Deficiência: Anemia, dificuldade de deglutição, unhas em forma de colher, alterações intestinais, diminuição do rendimento no trabalho, comprometimento da capacidade de aprendizado Excesso: Depósitos de ferro, lesão hepática (cirrose), diabetes mellitus, pigmentação da pele 12 miligramas
Zinco Vísceras animais, frutos do mar. Uma grande parte do zinco da dieta não é absorvida Componentes de enzimas e da insulina, pele saudável, cicatrização de feridas, crescimento Deficiência: Retardo do crescimento, retardo da maturação sexual, comprometimento da gustação 15 miligramas
Cobre Vísceras animais, ostras, castanhas e nozes, legumes secos, cereais integrais Componente de enzimas, formação de eritrócitos, formação de ossos Deficiência: Anemia nas crianças desnutridas Excesso: Depósitos de cobre no cérebro, lesão hepática 2 miligramas
Manganês Cereais integrais, frutas secas Componente de enzimas Deficiência: Perda de peso, irritação cutânea, náusea e vômito, alterações da cor do cabelo, crescimento lento do cabelo Excesso: Lesão nervosa 3,5 miligramas
Molibdênio Produtos derivados do leite, cereais Ativação de enzimas Deficiência: Acidose, aumento da freqüência cardíaca, respiração rápida, pontos cegos, cegueira noturna, irritabilidade 150 microgramas
Selênio Carnes vermelhas e outros produtos animais. A sua concentração no solo influencia no conteúdo das plantas comestíveis Necessário para a síntese de uma enzima antioxidante Deficiência: Dor e fraqueza muscular Excesso: Queda do cabelo e das unhas, inflamação cutânea, possíveis alterações nervosas 60 microgramas
Iodo Frutos do mar, sal iodado, produtos laticínios, consumo de água em quantidades variáveis (de acordo com a região) Formação dos hormônios da tireóide, os quais regulam os mecanismos de controle da energia Deficiência: Aumento da tireóide (bócio), cretinismo, surdo-mudez, alteração do crescimento fetal e do desenvolvimento cerebral Excesso: Ocasionalmente, produz um aumento da concentração do hormônio da tireóide no sangue 150 microgramas
Fluoreto Chá, café, água fluoretada Formação de ossos e dentes Deficiência: Aumento do risco de cáries dentárias, possível afilamento ósseo Excesso: Fluorose (acúmulo excessivo de fluoreto), manchas e pequenas depressões nos dentes permanentes, excrescências ósseas na coluna vertebral 2,5 miligramas

 

Fonte:

http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_12/cap_135.html#section_3

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