Agrimony

Padrão

Para aqueles indivíduos que sofrem interiormente, mas que procuram dissimular exteriormente. São pessoas angustiadas, ansiosas, aflitas, que apesar destes sentimentos estão sempre com um sorriso no rosto. É comum utilizarem de bebidas alcoólicas e drogas para dissimularem seu tormento interior.

 

 

Nome popular: agrimônia.

Nome Científico: Agrimonia eupatoria

Coloração: amarela.

Floração: junho a agosto.

Grupo: Doze Curadores.

Grupo Emocional: Sensibilidade excessiva às influências e Opiniões

Preparação da essência: método solar.

Virtude: Autenticidade, Paz interior e Honestidade Emocional

Personalidade Agrímony: Alegria aparente

Florais de Minas: Fuchsia (Fuchsia sp / Brinco-de princesa).

 

agrimonia-agrimony

A pessoa que necessita desta essência faz grandes esforços para não ter contato com as dificuldades da vida. Por isso, ela evita ao máximo ficar sozinha, está sempre sorrindo e se esforçando para ser simpática e agradável, é normalmente considerada pelos demais como ótima amiga, a pessoa que não pode faltar na festa. Se por um acaso adoece procura esconder o desânimo e a preocupação fazendo brincadeiras e pouco caso da doença. Interiormente, porém, está angustiada, aflita, ansiosa e cheia de medo. Tem dificuldade para encarar esta dura realidade interior e se refugia numa aparência feliz.

A noite, quando ficam sozinhas é comum sentirem-se inquietas, angustiadas e com muitos pensamentos na mente. Insônia, pesadelos e um despertar “sufocante” costumam acontecer. Às vezes exageram no álcool ou nas drogas, em busca de estímulo e de ânimo para poderem continuar suportando o fardo que a vida lhes impôs.

Outros tipos de estímulos também podem ser utilizados para este fim, como ida a festas, compras e esportes radicais que para as pessoas Agrimony funcionam como um poderoso ansiolítico.

Enquanto a pessoa tipo Agrimony evita comentar suas ansiedades e angústias, a pessoa tipo Heather procura de todas as formas comunicar aos outros suas dificuldades interiores.

Esta essência ajuda a pessoa a ser honesta consigo mesma ao encarar o lado negro de sua vida. Seu prêmio é a paz de espírito e uma vida baseada na Verdade.

Indicação de Agrimony:

 

  • Pessoas ambíguas;
  • Pessoas que tendem a esconder os sentimentos sob uma aparência de felicidade;
  • Pessoas que se incomodam com discussões e não toleram conflitos, pois isto faz com que fiquem profundamente deprimidas;
  • Pessoas que geralmente estão atormentadas e cansadas pelos problemas, física e mentalmente, mas se escondem por detrás de uma mascara alegre;
  • Pessoas que frequentemente fazem o uso excessivo de drogas e álcool para as estimular, e ajudar a suportar as dificuldades da vida com aparente alegria;
  • Pessoas com transtornos de ansiedade;
  • Pessoas com medos que escondem dos outros e até de si mesmas;
  • Pessoas que tem medo de ficar sozinhas e tentam ser sempre amadas por todos;
  • Pessoas que habitualmente dizem: “tudo bem, não tem problema”;
  • Pessoas que fingem não existir dificuldades em suas vidas e defeitos em si mesmas, pois isto as tornaria pessoas negativas;
  • Pessoas que quando seus projetos são rejeitados, aceitam com um sorriso no rosto, e dizem que “está tudo bem, tudo na mesma”. Há perda de autoestima, mas não deixam transparecer;
  • Pessoas que disfarçam a sua tensão, enchendo o dia de milhares de coisas para fazer e desfazer;
  • Pessoas com tendência a fecharem-se para si mesmas, para não revelar os seus problemas;
  • Pessoas que cedem à vontade dos outros por medo de perder o afeto;
  • Pessoas com medo de serem abandonadas e rejeitadas;
  • Pessoas com medo da solidão;
  • Pessoas que mergulham em trabalhos voluntários para preencher o vazio de suas vidas;
  • Pessoas que acordam no meio da noite com ansiedade;
  • Pessoas que sentem ansiedade, tormento e tortura interior, especialmente à noite ou quando ficam sozinhas;
  • Pessoas que podem chegar ao suicídio, surpreendendo a todos.

Sentimentos positivos que vêm à tona com o uso da essência:

  • Aceita suas qualidades e defeitos;
  • Paz e serenidade interior;
  • Honestidade;
  • Expressividade;
  • Passam a ser apaziguadores diplomáticos.

Caminho do meio do Agrimony:

Para sobrevivermos às lições que a vida nos oferece em nossa evolução espiritual, criamos defesas emocionais e físicas. Para conseguirmos ultrapassar e superar estas defesas e todos os obstáculos, sem sermos “flores de estufa”, precisamos encarar as realidades da vida com determinação e coragem, seguindo sempre em frente, cada vez mais fortes e resistentes, para podermos passar à próxima lição de vida com mais sabedoria e confiança em nós mesmos, conseguindo assim, sermos quem somos verdadeiramente, sem máscaras ou teatros, honrando nossa própria essência.

O Agrimony vai auxiliar a destruir todos os mecanismos de defesa mal estruturados (máscaras), que nos aprisionam em uma irrealidade, que nos torna dependentes; da mentira, do álcool, das drogas, de sorrisos falsos, do tabaco, de excessos de comida, de atividades como refúgio, etc…. Conseguindo assim com o auxilio da essência Agrimony, deixar de lado as máscaras e mecanismos de defesa, e aos poucos nos estruturarmos para enfrentarmos e superarmos todos os obstáculos da vida com integridade, verdade e paz interior.

Muito Importante:

Agrimony é um floral reativo, ou seja, vai trazer a tona sentimentos, emoções e até mesmo catarses físicas, revelando o que estava escondido, retirando as máscaras, e mostrando quem de fato é você, o que pensa, sente e quais conflitos estão dentro de você, por isso, é indicado que o uso desta essência seja acompanhado por um terapeuta floral, pois ele está apto a lidar com as emoções e situações que podem ser desencadeadas pelo floral.

A planta

“Planta herbácea selvagem, muito comum às margens de estradas. É aromática, adstringente e amarga, mas agradável. Possui caule reto que vai de 30 a 90 centímetros de altura. E usada contra as inflamações de garganta, amígdalas, faringites e bronquites.”

Geral
É comum em todo o sul da Inglaterra onde o corte, a pastagem ou pulverização permitiram a estas plantas uma oportunidade para crescer. Torna-se cada vez mais escassa ao norte.

Grã-Bretanha
Agrimony é uma planta perene encontrada em beiras de estrada, pastagens e terrenos não cultivados. Muitas vezes crescem em solo calcário, onde a grama mais curta gera uma competição menor. Não tolera solos ácidos ou lugares de muita sombra.

Caso clínico

Homem, 32 anos, dentista. Extremamente ansioso e tenso. Mordia os lábios e não parava quieto com as pernas. Procurou a consulta por estar com dificuldade de dormir. À noite, ao deitar, ficava com pensamentos ruins que o deixavam angustiado e irritado. Apesar destas características demonstrava um modo alegre de falar e contar casos. Tomava bebida alcoólica todos os dias, dizia que era para relaxar e ficar em paz. Fazia questão que ninguém soubesse de seus problemas, “estou sempre com uma cara boa…”. Foi recomendado Agrimony e Impatiens (para sua impaciência). Na consulta seguinte relatou que a ansiedade começou a melhorar. Disse que era um “cara traumatizado”, mas não se dispôs a aprofundar no assunto. À fórmula original foi acrescentado Star of Bethlehem (para o trauma) e Pastoris (Florais de minas – para a desconfiança do mundo). Tomou esta formulação por mais 3 meses, superou seu trauma, normalizou sua ansiedade e passou a dormir bem.

Honestidade Emocional

breaking-chains

A repressão e negação da dor, do sofrimento ou da perturbação emocional podem ser causa da pior das torturas mentais. Aqueles que precisam da Agrimony muitas vezes nos parecem felizes, podem ser até mesmo muito populares por estarem sempre em “alto astral”. Dão mais importância aos estados superficiais de comportamento que são valorizados pela sociedade. Agrimony ajuda a parar de esconder até de si mesmo aquilo que o aflige em seu âmago. Só se pode transformar a dor que admitimos honestamente.

 

 

Fonte:

http://www.geocities.com
http://www.rsmo.hpg.ig.com.br
http://brazil.healingherbs.co.uk/remedies/the-twelve-healers/agrimony/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/florais-de-bach/agrimony.php
http://www.essenciasflorais.com.br/os-doze-curadores-florais-de-bach/

Sobre Luciana Sant'Ana Prado

Fundadora e terapeuta do Instituto Alma Consciente. Graduada em instituições internacionais na Espanha, China e Brasil. Atuação na rede de saúde pública e privada através das medicinas Chinesa, Ayurvédica, Botânica e demais terapias naturais tradicionais, contemporâneas e modernas. Experiência em Acupuntura, Massoterapia, Iridologia, Reiki, Aromaterapia, Florais e diversas terapias naturais em crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Voluntária desde 2005 em projetos sociais e formada em diversos cursos livres na área da saúde e terapias energéticas.

Uma resposta »

  1. Pingback: Os Remédios | Blog do Instituto Alma Consciente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s