Os Diferentes Tipos de Qi

Padrão

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa se baseia em conceitos Taoístas e energéticos, os quais analisam o indivíduo como um todo e como parte integrante do universo. Para ela, o indivíduo é constituído por um conjunto de energias, provenientes do céu e da terra, que fluem por todo do corpo, e que devem estar em constante equilíbrio; quando isso não ocorre, temos então a manifestação de Patologias. A terapêutica objetiva reestabelecer o fluxo da energia vital pelo organismo, e para isso, lança mão de vários recursos, tais como a acupuntura, a moxabustão, a farmacopéia, a dietética, o tai chi chuan, o qi gong, Tuiná, dentre outras.

 

 

 

 

 

Qi

O que é

Tipos

O sopro original que deu origem à Yin Yang.

Matéria-energia, força vital, energia, poder vital, etc

“Todo nascimento é uma condensação, toda morte é uma dispersão. Nascimento não é um ganho, morte não é uma perda… quando condensado, o Qi (energia vital) se transforma nos seres vivos, quando disperso, é o substrato das mutações” (Zhang Zai)

 

 

  • Yuan Qi,
  • Zhong Qi
  •  Ying Qi,
  • Wei Qi.
  • Zhen Qi

 

 

Yuan Qi

Provém do Qi Congênito. Se origina e se assenta no Rim. Circula pelas vias de SanJiao. Estimula o crescimento e desenvolvimento do corpo humano e promove as atividades Fisiológicas dos órgãos e Meridianos.

 

Zhong Qi

 

Zhong Qi é a combinação do Ar Puro e dos princípios imediatos, fica acumulado na região torácica, controla e regula a respiração e circulação de Qi e  Xue.

 

Ying Qi

 

Ying Qi vem dos princípios imediatos dos alimentos através do Baço/Estômago. Está acumulado no Jiao Médio e circula dentro dos vasos sanguíneos para nutrir o corpo. Tem papel fundamental na produção de Sangue.

 

Wei Qi

 

Nasce no Jiao Médio, sai e começa a funcionar a partir do Jiao Superior. Vem dos princípios imediatos  dos alimentos através de Baço/Estômago. Circula  fora dos vasos sanguíneos. Sua função é proteger e defender.

Zhen Qi

 Qi correto ou certo. Do qual emanam os tipos Wei e Ying que representam os elementos mais ativos na defesa e nutrição respectivamente.  É entre outras coisas, a capacidade defensiva que o corpo pode colocar em jogo num dado momento.

Em suma Qi é a base de todos os fenômenos do universo e proporciona uma continuidade entre as formas materiais e imateriais. Assim, o Qi se manifestará simultaneamente sobre níveis físico e energético.

Na MTC o corpo e a mente não são nada além de formas de Qi. Na base de tudo está o Qi; todas as substâncias vitais são manifestações dele em vários graus de materialidade.

Sobre Luciana Sant'Ana Prado

Fundadora e terapeuta do Instituto Alma Consciente. Graduada em instituições internacionais na Espanha, China e Brasil. Atuação na rede de saúde pública e privada através das medicinas Chinesa, Ayurvédica, Botânica e demais terapias naturais tradicionais, contemporâneas e modernas. Experiência em Acupuntura, Massoterapia, Iridologia, Reiki, Aromaterapia, Florais e diversas terapias naturais em crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Voluntária desde 2005 em projetos sociais e formada em diversos cursos livres na área da saúde e terapias energéticas.

Uma resposta »

  1. Pingback: Medicina Tradicional Chinesa – Teoria | Blog do Instituto Alma Consciente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s