Como estar no Mundo sem ser dele

Padrão

*Osho

Osho 1
Osho, eu gostaria de saber como as pessoas que o seguem, os saniássins, funcionam neste mundo neurótico, agora que estão praticando algo que se destina tirá-los de suas neuroses internas?”.

Se você é mentalmente sadio, então, não há nenhum problema. Você pode andar neste mundo neurótico muito facilmente – se você for mentalmente sadio. Se você é insano, então, é um problema.

Comumente, pode parecer muito difícil ser não-neurótico num mundo neurótico. Se você começar a brigar com os homens insanos e começar a brigar com tudo o que eles criaram, será difícil. Mas você pode brigar somente se ainda for insano. Caso contrário, você rirá: não há nenhuma necessidade de brigar. Não há nenhuma necessidade de brigar! Você rirá!

Então, você atuará. Um sábio é um ator: ele não é sério porque não há nenhuma necessidade de ser sério. Você sabe que todos ao seu redor são loucos; assim, não há nenhuma necessidade de levá-los a sério. Você pode atuar e, somente se você atuar, você pode ajudá-los.

 

Há uma proposta de R. D. Laing de que os médicos nos asilos de loucos não deviam estar lá como médicos, mas como loucos. Isso significa que eles deveriam atuar. Então, eles seriam de mais ajuda, porque haverá mais afinidade: como médicos, eles são contra o louco. Eles deveriam ficar no asilo como loucos. Ninguém deveria saber que eles são médicos; então, eles poderiam ajudar mais. Essa proposta é absolutamente digna de ser tentada. Eu já estou trabalhando desse modo!

 

Gurdjieff costumava dizer que um sábio deve ser matreiro. Ele deve atuar: caso contrário, não pode ajudar. Ele não deve ser muito sério. Essa seriedade dá desnecessária tristeza a você. E então, vem a raiva, porque uma pessoa séria tem raiva contra todo mundo. Não há nenhuma necessidade. Se você já sabe que alguém é insano, não há nenhuma necessidade. Assim, ajude-os. Você pode, mas seja um louco entre eles. Não brigue com eles. Este é o caminho do sábio”.

Liberdade

Osho, Meditation, The Art of Ecstasy

Uma resposta »

  1. Pingback: Como estar no Mundo sem ser dele | Fátima Psicologia e Coaching

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s