Substâncias Vitais

Padrão

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa 

 

Qi

É uma micromatéria muito fina, muito sutil, muito básica que tem uma grande vitalidade e um movimento muito ativo e constante. Segundo suas características é semelhante a Yang. Não podemos vê-lo, mas podemos percebê-lo através de suas funções e efeitos.

 

 

Xue (Sangue)

É um líquido orgânico de cor vermelha, que circula dentro dos vasos sanguíneos e tem as funções nutrir e hidratar os órgãos. Sua natureza é Yin. Se sai dos vasos sanguíneos se converte em patológico, produzindo uma hemorragia e se sua circulação se detêm ou desacelera, dentro ou fora dos vasos, se produz estase sanguínea. É uma forma mais densa de Qi, derivando em sua maioria do Qi dos alimentos produzidos pelo baço. O baço envia o Qi do Alimento para o pulmão que por sua vez impulsiona para o coração, onde é transformado em sangue. O sangue tem uma ação de nutrição geral no organismo e umedecedora. Além disso, é a fundação material para a Mente (Shen). Assim, se o Sangue estiver deficiente a Mente terá sua base abalada e se tornará inquieta e infeliz.

 

Jing Qi

(Essência Pré Natal)

É a essência, a matéria fundamental que forma o corpo humano. Vem dos ancestrais (não apenas dos pais), e poderia comparar-se ao suporte material da informação, a herança genética. Penetra no embrião através do ponto Ming Men (porta da luz, porta da vida). Também é denominada água renal ou Yin do Rim e neste aspecto, constituirá os líquidos básicos do corpo, com as funções de hidratar e nutrir os tecidos. Se divide em Congênito e Adquirido.

Jing Congênito

Definido por “Céu anterior” antes do Nascimento. Vem dos pais, da raça, da humanidade. Pode ser comparado à fonte de toda a matéria que formará e desenvolverá o corpo e a base material de suas funções.

 

Jing Adquirido

É a Raiz adquirida, “Céu Posterior”. Começa a ser formado a partir do nascimento, basicamente a partir dos excedentes de Qi e Xue, pelo conjunto de Zang Fu, especialmente o Baço. A Essência Pós-Celestial é gerada todos os dias pelo sono, alimentos (Gu Qi) e respiração (Qing Qi), sendo fundamental para que não gastemos nossas reservas de essência pré-celestial. Assim, a Essência Pós-Celestial está muito relacionada com o Estômago e Baço-Pâncreas, que extraem o Qi dos Alimentos e com o Pulmão que extrai o Qi do Ar, e distribuem ao longo de todos os meridianos do corpo.

 

JinYe

(Fluidos Corpóreos)

Os Fluídos Corpóreos (Jin Ye) nada mais são do que os fluídos orgânicos e têm função de umedecer e nutrir parcialmente a pele e os músculos. São eliminados como suor, lágrimas, saliva e muco. Outra função é fazer parte da porção fluida do sangue. Podem ainda circular com o Qi nutritivo no interior umedecendo as articulações, a medula espinhal, o cérebro e a medula óssea e os orifícios dos órgãos dos sentidos.

 

Shen

(Espírito – Mente)

 

Corresponde ao mais sutil e seria de certo modo, equivalente à alma, mente ou espírito. Não pode ser percebida através dos sentidos usuais e seus movimentos e existência só podem ser deduzidos a partir de sua influência sobre os outros níveis. Por fim a Mente (Shen) é o tipo mais sutil e imaterial de Qi. A Mente está associada com Qi, Essência e a própria Mente, sendo chamados de “os Três Tesouros”. A Essência é a fundação do corpo e a raiz da Mente. Assim, se a Essência e Qi estiverem fortes a Mente estará feliz, equilibrada e alerta. Se a Essência e o Qi estiverem esvaziados, a Mente sofrerá e pode se tornar infeliz, deprimida, ansiosa ou nublada. Mas, é importante lembrar que o estado Mental também influencia o Qi e a Essência, ou seja, estados emocionais crônicos e intensos poderão produzir uma série de sintomas no funcionamento do corpo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s