Como Combater a Acne com Homeopatia

Padrão

A acne ocorre devido a problemas hormonais. Graças a homeopatia, felizmente é possível tratar e eliminar estas imperfeições que são, por vezes, irritantes.

Acne
Ligada a distúrbios hormonais, a Acne aparece principalmente durante a adolescência, e então é atenuada ou torna-se crônica até a idade adulta. Embora em muitos casos apenas o rosto seja invadido por espinhas, em outros, algumas partes do corpo, como as costas e o tronco também podem ser afetadas. Felizmente, o problema pode ser tratado com cosméticos, produtos farmacêuticos ou homeopáticos.

a

A origem da Acne

Tanto nos homens quanto nas mulheres, as alterações hormonais catalisam o excesso de secreção de hormônios masculinos, chamadas andrógenos, que são secretados pelos ovários, no caso de mulheres e testículos nos homens. Isso produz hiperseborréia, ou seja, o excesso de secreção de sebo nos folículos pilosos (pêlos) situados sob a epiderme, provocando hiperqueratose. A Queratina (uma proteína) produzida nos folículos pilosos, torna-se então muito abundante, obstrui os poros e faz com que eles inflamem, o que causa o aparecimento de acne e cravos.

Portanto, é evidente que a acne seja principalmente de origem hormonal, o que explica sua aparição em dois períodos distintos da vida de uma pessoa: durante a puberdade no caso de acne juvenil, e depois dos 30 anos de idade que está relacionada à rosácea . O Estresse, a exposição ao sol, fadiga, ou a manipulação dos cravos podem agravar a doença e causar a infecção dos comedões. O uso de produtos cosméticos inadequados para a pele e a adoção de algumas drogas também pode promover o desenvolvimento de acne. Por outro lado, os medicamentos homeopáticos não produzem tais efeitos desagradáveis.

Acne folículo piloso

a

a

Sintomas

A acne juvenil aparece principalmente na puberdade e é caracterizada por espinhas vermelhas, pústulas e cravos nas maçãs do rosto, no rosto, queixo e, por vezes, no tronco, pescoço e costas. De acordo com as características da pele, a acne juvenil pode durar de alguns meses a vários anos. Na verdade, a acne não necessariamente desaparece ao final da adolescência e pode até mesmo tornar-se crônica, especialmente em algumas mulheres. A patologia é acentuada ou atenuada por alterações hormonais. Nos problemas mais graves, a acne é acompanhada de ardor e sensação de queimação.

A Rosácea se manifesta como eritema (vermelhidão) nas bochechas, nariz, testa ou queixo, e quando progride, pode também assumir a forma de pápulas redondas e avermelhadas. Muitas vezes, estas pápulas são acompanhados por cravos, pústulas, pele pálida e oleosa e transpiração intensa. Esta doença, no caso das mulheres em muitos quadros crônicos, tende a aumentar durante a menstruação, gravidez e antes da menopausa.

 Acne 2

 

a

a

O tratamento da Acne Juvenil

A acne juvenil pode ser tratada com vários produtos homeopáticos, entre eles:

Asterias rubens

 

Asterias Rubens, que é especialmente indicado aos adolescentes de constituição linfática.

a

a

a

Thuya occidentalis

a

Thuya occidentalis, por sua vez, é eficaz no tratamento da acne, que ocorre principalmente na parte inferior da face (queixo e contorno dos lábios) nos casos de pele oleosa e muito sensível.

a

a

a

Berberis aquifolium

a

Por outro lado, para aqueles com pele seca e áspera, é indicado Berberis aquifolium.

a

a

aa

a

a

Antimonium crudum

Antimonium crudum, por sua vez, é utilizado para o tratamento da acne acompanhada de prurido e sensação de queimação, especialmente para pessoas que tenham uma dieta desequilibrada (álcool em excesso e carboidratos) e que sofram de problemas gastrointestinais e emocionais.

a

a

a

Arsenicum Iodatum

a

Por último, Arsenicum Iodatum, também acalma a coceira calma causada pela acne, mas é mais indicado para pessoas apáticas, muito magras e da natureza ansiosa e nervosa.

a

a

 O tratamento da Rosácea

Há muitos produtos homeopáticos disponíveis que permitem tratar a rosácea.

Psorinum

a

Psorinum, por exemplo, permite não só para combater o aparecimento de espinhas, mas também a transpiração excessiva e a coceira causadas pelo excesso de sebo.

a

a

a

a

Sanguinaria canadensis

Além disso, Sanguinaria canadensis 9 CH, 5 glóbulos por dia, também combate eficazmente a rosácea. Além disso, auxilia especialmente as mulheres que sofrem de transtornos hormonais antes da menstruação ou da menopausa, e que tenham menstruação escassa e má circulação sanguínea.  

a

a

a

Carbo animalis

a

O tratamento pode ser complementado, usando Carbo animalis 5 CH, 5 glóbulos ao dia.

a

a

a

a

a

Sabina

a

Para as pessoas que sofrem de acne durante os períodos de fadiga e estresse, e os hipocondríacos, Sabina, é o medicamento mais apropriado.

a

a

a

a

Sulphur

aa

Sulphur é também um medicamento eficaz para tratar a acne crônica, e é especialmente adequado para as pessoas propensas a problemas gastrointestinais e constipação.

a

a

a

a


Beladonnaa

Para a mesma finalidade, pode utilizar-se da Beladonna, adaptada especialmente para pessoas de natureza turbulenta e que tenham a pele quente e seca.

a

a

a

a

a

Trate cravos e cicatrizes com homeopatia

Selenium metallicum Eugenia jambosa
Em ambas as acnes, Juvenil e Rosácea, a fim de reduzir os cravos o remédio apropriado é Selenium metallicum 9 CH. Deverá ser consumido na razão de 5 glóbulos ao dia, associado à Eugenia jambosa 5 CH (mesma dose) para remover os cravos.

a

a

Kalium bromatuma

Caso os cravos estejam inflamados causando ardor ou coceira, será necessário tomar Kalium bromatum 7 CH, 2 glóbulos ao dia.

a

a

a

a

a
Sulfur iodatuma

Neste caso, também pode ser necessário tomar 5 glóbulos de Sulfur iodatum 15 CH por dia para reduzir a inflamação.

a

a

a

a

Antimonium tartaricum Graphites A Acne também deixa cicatrizes que podem ser tratadas através da Homeopatia. Para isto é preciso tomar Antimonium tartaricum 9 CH e Graphites 15 CH, a razão de 2 glóbulos ao dia. O primeiro é adequado para o tratamento de pequenas cicatrizes, enquanto o segundo atenua grandes cicatrizes inchadas.

a

a

Calendulaa

Associado a Calendula (15 gotas diluídas em um quarto de xícara de água), estes dois produtos permitem recuperar uma pele saudável e brilhante.

a

a

a

a

a

Quando consultar um Dermatologista, Psicólogo ou Naturólogo

A Homeopatia é eficaz no tratamento de acne; no entanto, em alguns casos há a necessidade de consultar um dermatologista. Se o paciente sofre de acne cística ou apresenta cicatrizes significativas, é indispensável recorrer a este profissional.

Casos nos quais cause complexos emocionais, o que ocorre principalmente nos jovens, há a necessidade de procurar um Psicólogo ou Naturólogo.

a

a

Tratamento associado à Acne

  • Asterias Rubens
  • Antimonium Tartaricum
  • Arnica Montana
  • Belladonna
  • Berberis Aquifolium
  • Calendula
  • Carbo Animalis
  • Eugenia Jambosa
  • Graphite
  • Kalium Bromatum
  • Lachesis Mutus
  • Ledum Palustre
  • Psorinum
  • Sabina
  • Sanguinaria Canadensis
  • Selenium Metallicum
  • Sulphur
  • Sulfur Iodatum
  • Thuya Occidentalis

 

Obs: As informações acima são apenas de conteúdo informativo, consulte um profissional habilitado a trabalhar com Homeopatia para iniciar qualquer tipo de tratamento homeopático.

 

Fonte:

Guia de la Homeopatia

Sobre Luciana Sant'Ana Prado

Fundadora e terapeuta do Instituto Alma Consciente. Graduada em instituições internacionais na Espanha, China e Brasil. Atuação na rede de saúde pública e privada através das medicinas Chinesa, Ayurvédica, Botânica e demais terapias naturais tradicionais, contemporâneas e modernas. Experiência em Acupuntura, Massoterapia, Iridologia, Reiki, Aromaterapia, Florais e diversas terapias naturais em crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Voluntária desde 2005 em projetos sociais e formada em diversos cursos livres na área da saúde e terapias energéticas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s