Yin Yang

YIN YANG

Representam princípios contrários, porém complementares e interdependentes.

O Yin e Yang podem ser utilizados para compreender todos os fenômenos no Universo. O Yin indica o lado ensombrado de uma colina e o Yang o lado ensolarado. O dia é Yang e a noite Yin, a atividade é Yang e o repouso é Yin, a Lua é Yin e o Sol Yang. Em suma, cada fenômeno se alterna por meio de um movimento cíclico composto de altos e baixos e a alternância entre Yin Yang é a força motriz das mudanças e desenvolvimentos. A matéria adquire diferentes estados de densidade, por exemplo, a mesa é uma forma densa, que quando queimada se transforma em calor e luz, formas menos densas de matéria. Assim, também se pode dizer que Yang simboliza estados mais imateriais e rarefeitos da matéria e que Yin representa os estados materiais e densos.

 

Oposição

 

A oposição de Yin e Yang é sempre relativa, assim como as qualidade de Yin e Yang e os fenômenos não são verdadeiramente intrínsecos; sempre dependerá da comparação com alguma outra coisa.

Exemplo: meu cabelo é Yang e minha cabeça é Yin (porque o cabelo está mais acima), mas a cabeça é Yang em relação ao restante do corpo, pelo mesmo motivo, ou seja, não são qualidades imutáveis, estão sempre mudando dependendo dos referenciais.

 

Interdependência:

Um depende do outro.

 

Consumo mútuo:

 

Quando Yin for preponderante ele provocará uma diminuição de Yang e vice-versa.

 

Intertransformação:

Um se torna o outro dependendo do tempo e das condições internas.

Deixe um comentário